segunda-feira, 30 de março de 2009

Irão ser excomungados?

D. Ilídio Leandro disse sábado que há “dever moral” de não passar a sida e que contraceptivo é “aconselhável”
Vaticano prepara resposta oficial a declarações de bispo de Viseu sobre preservativo

A Santa Sé está a preparar uma resposta oficial às declarações do bispo de Viseu D. Ilídio Leandro que defendeu, num texto publicado no site da Diocese de Viseu, que quem tem uma vida sexual activa tem “obrigação moral de se prevenir e não provocar a doença na outra pessoa. O bispo disse ainda que “aqui, o preservativo não somente é aconselhável como poderá ser eticamente obrigatório”.

Frederico Lombardi, padre responsável pela sala de imprensa da Santa Sé, adiantou ao “Diário de Notícias” hoje que este é um assunto delicado e que o comentário compete às autoridades competentes.

A polémica surge no seguimento das declarações do papa na visita a África. Bento XVI afirmou então que o problema da sida não se resolve com o recurso ao preservativo, que só piora este flagelo.

Também ontem D. Manuel Clemente, bispo do Porto, defendeu que “a grande solução” para o problema da sida “é comportamental” e que o preservativo é “um expediente” que poderá ter “o seu cabimento nalguns casos”.

Já a semana passada o bispo das Forças Armadas, D. Januário Torgal Ferreira, defendeu que “proibir o preservativo é consentir na morte de muitas pessoas” e que quem aconselha o Papa devia ser mais culto.

Segundo o “Diário de Notícias”, o cardeal Patriarca de Lisboa, D. José Policarpo, remeteu uma posição oficial sobre este conjunto de declarações para a próxima reunião da Conferência Episcopal Portuguesa, a realizar no dia 20 de Abril.



Usem o preservativo! É por isso que ele tem este nome, para preservar...

2 comentários: