quarta-feira, 18 de março de 2009

Há coincidências fantásticas, não há?

No mesmo dia em que o primeiro-ministro apresenta propostas para ajudar as famílias a ultrapassarem a grave situação em que nos encontramos - algumas delas apresentadas anteriormente pelo Bloco de Esquerda e ridicularizadas e recusadas pelo PS -, o presidente do Governo Regional, sr Gonçalves, apresenta também as suas, algumas também semelhantes às do Bloco de Esquerda...

E volta a não referir esse facto!

Ingratos, é o que eles são.
__________________________



Francisco Louçã apresentou um programa de 3 medidas urgentes para as famílias endividadas e acusou o governo de nada fazer para responder ao sobre-endividamento.

As três medidas são:

- Renegociação das dívidas bancárias das famílias afectadas pelo desemprego;

- Estabelecer entre o Estado e a Caixa Geral de Depósitos (CGD) a redução em 1% dos juros para a compra de habitação social, extensível a todos os contratos creditícios já em vigor;

- Melhorar a acção social, isentando de propinas e actualizando a bolsa, dos estudantes de famílias afectadas pelo desemprego, para um mínimo de 150 euros, em vez dos cerca de 50 euros actuais.

F. Louçã sublinhou que "cada uma destas medidas é extremamente responsável e representam, no total, um custo de 12 milhões de euros por ano", considerando que negar ajuda a esta "emergência social" revelaria uma enorme "insensatez e insensibilidade".
Na conferência de imprensa, o coordenador da comissão política do BE salientou que o governador do Banco de Portugal, Vítor Constâncio, lançou "um seriíssimo aviso" sobre o risco de alastramento da crise financeira, o que considerou um "aviso fundamentado". Para o Bloco de Esquerda, os indicadores económicos confirmam o risco, salientando que, "nos Estados Unidos, o cenário de uma nova recessão é agora credível".
Segundo a agência Lusa, F. Louçã criticou: "O que é surpreendente é que o governador do Banco de Portugal não apresente nenhuma proposta concreta e o ministro das Finanças desconheça totalmente a realidade das famílias portuguesas". O BE considera ainda pior que a União Europeia vá "agravar a crise" e que neste Outono vá "voltar a subir a taxa de juro".
De acordo com os dados do BE, o endividamento das famílias portuguesas é superior a 130 por cento do seu rendimento disponível e, durante os últimos seis anos, mais de 50 mil famílias falharam os pagamentos das suas casas. Por isso, F. Louçã apresentou as "três medidas práticas", que considerou estarem "perfeitamente dentro dos limites" orçamentais do Governo para o próximo ano.
Na primeira medida, renegociação das dívidas bancárias das famílias afectadas pelo desemprego, o Bloco de Esquerda propõe que nesses casos "a CGD deve ser instruída, se houver acordo da parte endividada, para assumir imediatamente o crédito e estabelecer um juro bonificado enquanto durar a situação de desemprego".


Isto foi em Setembro de 2007, mas daí para cá tem sido reforçado pelo BE a necessidade de um apoio directo às famílias que viam o seu nível de vida agravar-se com o deteriorar da economia.


O PS acordou agora. Mais uma vez, tarde e a más horas...

Sem comentários:

Enviar um comentário