sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Esclarecedor? Ou nem tanto?

"O INE apura dados sobre a taxa de desemprego a partir de duas fontes distintas: o Inquérito ao Emprego e os Recenseamentos Gerais da População (Censos).
A medida nacional oficial do desemprego é determinada pelo INE através do Inquérito ao Emprego (IE), cuja realização e desenvolvimento tem um quadro legal de obrigatoriedade, bem como de referência a princípios de harmonização internacionais em termos de conceitos e métodos. Os indicadores de desemprego divulgados pelo INE são apurados por intermédio de um inquérito por amostragem (Inquérito ao Emprego), que recolhe dados trimestralmente, sendo classificados como "desempregados" os indivíduos com idade mínima de 15 anos que, na semana anterior à entrevista, não tinham um trabalho remunerado nem qualquer outro, estavam disponíveis para trabalhar num trabalho remunerado ou não, e tinham procurado um trabalho, isto é, tinham feito diligências ao longo de um período especificado (período de referência ou nas três semanas anteriores) para encontrar um emprego remunerado ou não. A partir dos dados recolhidos neste inquérito, é calculada a taxa de desemprego, que permite definir o peso da população desempregada sobre o total da população activa. A taxa de desemprego do INE é calculada da seguinte forma: (População desempregada/ População activa)*100.

Os dados divulgados pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) correspondem ao “desemprego registado”, que é mede a expressão administrativa dos indivíduos que se inscrevem nos Centros de Emprego, sendo posteriormente classificados como desempregados, após determinados procedimentos. O desemprego registado no IEFP consiste no registo da procura de emprego através dos Centros de Emprego (estatísticas administrativas), sendo classificadas como "desempregadas" as pessoas com idade mínima de 16 anos (com excepção dos casos previstos na lei), inscritas nos Centros de Emprego, que não têm um trabalho, estão disponíveis para trabalhar e procuram um emprego por conta de outrem. O IEFP não calcula uma taxa de desemprego.
Tratam-se de duas fontes diferentes de informação (INE e IEFP) que não podem ser linearmente comparadas.
Poderá consultar a publicação "Estatísticas do Emprego" no Portal do INE (www.ine.pt) em Publicações>Tema: Mercado de Trabalho. Pode consultar a publicação na íntegra em formato PDF ou apenas os quadros com os dados estatísticos em formato EXCEL.
Poderá consultar o documento metodológico do Inquérito ao Emprego em Metainformação>Documentos Metodológicos>Temas: Mercado de trabalho>Documento: (138)Inquérito ao Emprego (IE) (Versão 1.4)."



Confuso? Eu também... Mas são mais de 10% de desempregados na RAM!

Sem comentários:

Enviar um comentário