quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Será que alguém me consegue explicar?

Em Julho de 2008, a gasolina atingiu o valor mais elevado, ao tocar nos 1,525 euros por litro, altura em que o petróleo registou um máximo histórico nos 147,50 dólares por barril, a 11 de Julho. O mesmo se verificou no gasóleo, que chegou a custar 1,42euros por litro.

Hoje, que o barril de petróleo está a menos de 80 dólares (cerca de metade), a gasolina custa cerca €1,25 na Madeira e mais de €1,35 no continente!!!



ALGUÉM ME EXPLICA???

7 comentários:

  1. A explicação é simples:

    Um litro de combustível não é um litro de crude.

    c/ de 65% do preço são impostos. Os impostos baixaram? Não!

    Uma percentagem corresponde à mão de obra que é usada na transformação. Os salários baixaram? Não!

    Uma percentagem corresponde ao transporte. Os fretes baixaram? Não!

    Uma percentagem corresponde à refinação. Nem faço a pergunta.

    Outro factor que influência o preço é o câmbio Euro VS Dólar.

    Resumindo: Possivelmente o preço da matéria prima crude corresponde a 20% do produto acabado combustível. Facilmente se percebe que não há uma ligação "intima" entre o preço do crude e o preço do combustível na "bomba"!

    Não sei porque me dou a trabalho de explicar estas coisas quando os responsáveis de comunicação da GALP não o conseguem fazer e são bem remunerados!

    Quanto ao futuro dos preços do crude é só olhar para o problema do Peak oil e tirar as devidas cocnclusões...

    ResponderEliminar
  2. "Quanto ao futuro dos preços do crude é só olhar para o problema do Peak oil e tirar as devidas conclusões..."

    Isso é um falso problema. Não está provado que exista.

    Quanto ao resto: no comments...

    ResponderEliminar
  3. No comments digo eu! Que tal argumentar, é o mínimo que mereceria quem se deu ao "trabalho" de lhe responder!

    Percebo que pensar sobre esses dois assuntos romperia com uma certa visão ideológica no entanto tinha esperança que lhe tivesse ficado alguns conhecimentos do tempo da "bolsa" (c/ de 1998-2000)!

    Nem lhe vou explicar o porquê de a teoria do Aquecimento Global ter de repente ganho tal unanimidade junto das élites mundiais e como isso está relacionado com o peak oil. Estratégia do "Choque e Pavor" (Aquecimento Global e suas consequências)como forma indirecta do mundo aceitar os custos financeiros (mudança para as energias alternativas/renováveis) associados ao inevitável problema do "peak oil".

    ResponderEliminar
  4. "Percebo que pensar sobre esses dois assuntos romperia com uma certa visão ideológica no entanto tinha esperança que lhe tivesse ficado alguns conhecimentos do tempo da "bolsa" (c/ de 1998-2000)!"

    Perdão. Isto quer dizer o quê?

    Quanto ao 'no comments'... Nada do que foi 'explicado' explica (com o perdão pela redundância) a pergunta que eu fiz. Se não houve alteração de impostos, salários, fretes, etc... por que é que há uma diferenciação tão grande entre preço do barril e uma aproximação tão grande no preço do litro de combustível entre as duas ocasiões - para já não falar noutras datas?

    Quanto ao peak oil, como referi anteriormente, não está provado que exista (e as sucessivas descobertas recentes vêm pôr muito em dúvida essa teoria), e a sua ligação a qualquer teoria fica desde logo em xeque.

    Espero que esteja satisfeito.

    ResponderEliminar
  5. Fiquemos então pela preço dos combustíveis.

    Sou da área de letras e pouco dado a matemáticas mas vou tentar...

    Se todos os factores de produção, à excepção do crude, não desceram e se aqueles correspondem a 85% do preço final é evidente que qualquer alteração nos outros 15% que correspondem à matéria prima (crude) não terão grande significado no preço final.
    É importante saber que o Imposto sobre Produtos Petrolíferos (ISP) não é uma percentagem a aplicar mas um valor fixo (talvez 60 cêntimos em cada euro de combustível).

    Os mais atentos dirão que se assim é a subida do crude em 2008 não justificaria subidas tão elevadas no combustível na bomba! É preciso perceber que uma cotação quando desce 50% para voltar ao preço original tem que subir 100%.

    Exemplificando: Quando o crude subiu dos 30 usd aos 149 usd subiu uns 400%. O peso do crude no preço final é pequeno mas neste caso esse pequeno factor subiu c/ de 400%.

    Quando desce dos 149 USD para os 75 USD actuais desce "só" c/ de 50% que é muito pouco comparado com 400% da subida!

    Melhor do que isto não sei explicar num espaço de comentários.

    Quanto à primeira parte da pergunta (visão ideológica) diria que a esquerda muitas vezes não se apercebe de quem são os verdadeiros ladrões entre os detentores do capital simplesmente porque sendo a economia actual complexa não consegue distinguir o trigo do joio!

    Em relação à segunda parte (bolsa) sabe do que falo e só pretendia realçar que esperava que tendo em conta "isso" percebesse um pouco mais destes assuntos...

    ResponderEliminar
  6. "Em relação à segunda parte (bolsa) sabe do que falo e só pretendia realçar que esperava que tendo em conta "isso" percebesse um pouco mais destes assuntos..."

    Em relação a esta criptográfica mensagem, de bolsa só percebo (percebia) comprar acções que acho baratas e vendê-las com lucro (e nem sempre isso aconteceu)... de resto...
    Sim, é pactuar com o sistema capitalista, mas não nunca fiz voto de pobreza e não é por aí que renego a minha ideologia.

    Quanto ao resto (e embora sendo eu, também, da área de letras), não me parece correcto dizer que todos os factores de produção são 85% do preço final, além de que existem outras inexactidões relativamente aos cusros associados.

    Vou colocar um novo 'post' para se perceber aquilo que estou a escrever...

    ResponderEliminar
  7. Custos e não 'cusros'. Peço desculpa pelo erro de digitação.

    ResponderEliminar