domingo, 27 de setembro de 2009

Dois milhões votaram até ao meio-dia

Legislativas: Afluência às urnas superior à de 2005 até ao meio-dia

Dois milhões de eleitores exerceram o direito de voto até às 12h00 de hoje, mais 200 mil do que nas últimas eleições legislativas em 2005, anunciou Nuno Godinho Matos, porta-voz da Comissão Nacional de Eleições (CNE).

Apesar de ter aumentado o número de votantes até ao meio-dia, o responsável do CNE sublinhou à agência Lusa que em termos percentuais a diferença não é tão notória, já que em 2005 existiam menos 600 mil votantes inscritos.

Nuno Godinho de Matos disse também, em declarações à TSF, que também em relação às europeias, o último acto eleitoral realizado em Portugal, se regista um aumento comparativo.

Os dois milhões de eleitores que já votaram correspondem a 21,29 por cento do total de mais de 9,4 milhões de eleitores inscritos para as eleições legislativas, de onde sairá o novo Governo e a composição da Assembleia da República na XI Legislatura.

Nas legislativas de 2005, a afluência às urnas atingiu, ao meio-dia, 21,93 por cento dos 8,8 milhões de eleitores inscritos, segundo dados do STAPE - Secretariado Técnico dos Assuntos para o Processo Eleitoral.

De acordo com a CNE, previa-se que o número de eleitores continuasse a aumentar até às 15h00, altura em que a afluência às mesas de voto se prevê que começasse a abrandar, até às 17h00, quando se deverá voltar a registar um novo pico de votantes.

As mesas de voto abriram às 8h00 no Continente e na Madeira, encerrando às 19h00.

Nos Açores, as urnas abrem e encerram uma hora mais tarde devido à diferença horária (menos uma hora do que em Lisboa).

Concorrem às eleições legislativas as seguintes forças políticas: PS, PSD, CDU, BE, CDS-PP, MEP, MMS, PCTP-MRPP, MPT-PH, MPT, PNR, PPM, PTP, PPV e POUS.



Este é o boletim das 'europeias', mas para ilustrar serve...

Sem comentários:

Enviar um comentário