quinta-feira, 19 de maio de 2011

Será que ela vai deixar crescer um bigodinho?

Chanceler alemã defendeu ontem que portugueses, irlandeses e espanhóis não podem ter mais férias e reformar-se mais tarde do que os alemães. Números contam história bem diferente.

Gregos trabalham mais

Os gregos já são, de todos os países da Zona Euro, aqueles que gastam mais tempo a trabalhar. A produtividade pode ser bastante mais baixa do que a alemã, mas, ao nível de horas passadas no local de trabalho, são os germânicos que aparecem “na periferia”, ocupando o antepenúltimo lugar neste “ranking”.



Alemães com mais férias

Apesar de a lei alemã não ser das mais generosas nos dias de férias obrigatórios, o número de dias efectivamente gozado pelos alemães é o mais alto da Europa. Como o Eurofund não tem dados para Portugal (excluindo Função Pública), assumiu-se que o valor seria 23,5, a média dos 22 e 25 dias tabelados pela lei nacional.



Reformas alemãs na média

Em termos efectivos, e segundo dados do Eurostat, os alemães reformam-se aos 62,2 anos. Tanto Espanha como Portugal têm uma idade média de saída do mercado laboral mais elevada, ainda que marginalmente. Os dados são relativos a 2009, excepto para Portugal, que remontam a 2007. A idade de reforma provavelmente subiu deste então.

Sem comentários:

Enviar um comentário